QUER TER VACAS MAIS LUCRATIVAS? FOQUE EM SAÚDE NA TRANSIÇÃO

Alexandre M. Pedroso – Consultor Técnico Bovinos Leiteiros Nutron/Cargill

Todo produtor de leite quer que suas vacas tenham elevada produtividade, mas em grande parte das fazendas brasileiras, isso não é um objetivo fácil de atingir. São muitos os fatores que afetam o desempenho produtivo e reprodutivo das vacas leiteiras, e para conseguir elevada eficiência, os produtores precisam estar atentos a todos. Como em qualquer negócio, há os aspectos que têm maior impacto sobre o resultado, e no caso da produção de leite um dos fatores que mais afeta a lucratividade é a saúde do rebanho.
O período mais desafiador para a saúde de uma vaca leiteira é a transição, classicamente as 3 semanas antes e as 3-4 semanas depois do parto. São muito impactantes. As alterações fisiológicas que os animais enfrentam na preparação para o parto e, início de uma nova lactação, em uma fase na qual, os animais, via de regra, sofrem de imunossupressão, ou seja, ficam muito mais sujeitos à ocorrência de doenças e distúrbios metabólicos, que normalmente se manifestam nos primeiros dias da lactação.

Para minimizar a chance de problemas é fundamental garantir duas coisas para as vacas: conforto e boa nutrição, tanto no pré, como no pós-parto imediato. Isso é imprescindível para que o sistema imune das vacas esteja ativo, protegendo adequadamente os animais. A falta de conforto no período de transição, resulta em aumento na demanda nutricional para mantença. Problemas como calor excessivo ou tempo inadequado para descanso, impõem às vacas um stress metabólico que “rouba” nutrientes que seriam destinados à proteção do organismo, e os animais ficam mais sujeitos às doenças típicas do início da lactação – metrite, retenção de placenta, cetose, etc.
Se além disso, as vacas não tiverem a nutrição adequada, o problema pode se agravar muito. A principal causa de descartes precoces em rebanhos leiteiros, (antes dos 60 dias de lactação) é justamente o manejo inadequado no período de transição. Um erro muito comum nas fazendas é justamente querer que as vacas produzam o máximo possível desde o primeiro dia da lactação.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário